Cível e Empresarial
Cível
O Advogado Cível é o profissional, responsável por atuar no ramo do direito que regula as relações entre os particulares que se encontram em uma situação de equilíbrio de condições, estabelecendo parâmetros que regem as relações jurídicas das pessoas naturais e jurídicas.
Está sob as responsabilidades de um Advogado Cível prestar consultoria jurídica que consiste na verificação de negócios importantes, sob o aspecto legal, para prevenir problemas de futuros e eventuais litígios, trabalhar de forma, consultiva, preventiva na solução de conflitos relacionados à pessoa natural, à família, aos bens e à sua forma de aquisição, à sucessão, ao cumprimento de obrigações e aos contratos, trabalha também com o direito empresarial, que este é compreendido dentro do Código Cível e em outras leis especifica. Para que o profissional tenha um bom desempenho como Advogado Cível é essencial ter senso crítico e senso de ética.
O Advogado Cível atua em causas cíveis, isto é, nos atos da vida civil de uma pessoa ou de uma empresa. Estas causas cíveis estão insculpidas no Código Cível que é o principal instrumento do Direito Cível, dividido em duas partes: a parte geral e a parte especial.
O profissional fará os serviços de assessoria para elaboração, revisão e análise de contratos cíveis, tais como contratos de compra e venda, bem como aluguéis, registros de nome, registros de empresa, registros de paternidade, casamentos, separação, divórcio, separação, divisão de bens, adoção, doação, inventários, heranças, sucessões, testamento, dentre outros.
Empresarial
O Direito Empresarial também pode ser chamado de Direito Comercial. É uma especialidade que está inserida no ramo do Direito Privado.
O advogado empresarial trabalha com os direitos e deveres da empresa e do empresário. Isso envolve diversos fatores relativos, por exemplo, aos sócios, à concorrência, ao mercado e às propriedades intelectuais e industriais.
O que é Direito Empresarial?
Basicamente, o Direito Empresarial é um conjunto de normas que zelam pelo bom funcionamento das relações entre empresário, empresa e mercado. Assim, o advogado empresarial cuida juridicamente da empresa. Garante que a sua atuação esteja em conformidade com o sistema legal vigente, previne riscos e auxilia na projeção estratégica de novas oportunidades no campo jurídico.
O advogado empresarial, fazendo uso do Direito Empresarial, busca estabelecer e manter uma atividade harmônica com todos os atores que participam do universo da corporação, como funcionários, concorrentes, consumidores e meio ambiente. O objetivo é preservar a honestidade e a justiça, segundo as leis previstas no Código Penal.
Esse profissional defende as causas empresariais de seu contratante. Para isso, baseia-se no conjunto de leis do Código Civil brasileiro. Deve estar atento a diversas áreas do Direito, como o Civil, o Trabalhista, o Tributário, o Societário, o Administrativo, o Econômico, o Financeiro e o Ambiental, entre outras.
O advogado empresarial, portanto, necessitará de uma visão bastante ampla e generalista das Ciências Jurídicas para prevenir e solucionar quaisquer problemas legais que possam afetar a empresa, o empresário e seu entorno.
Considerando a influência das empresas no mundo atual e sua participação central na economia, a figura do advogado especializado em direito empresarial é fundamental para fazer valer as regras previstas dentro do Direito Privado.