Trabalhista

Direito Trabalhista é um conjunto de leis das quais o advogado trabalhista faz uso para zelar pelo bom funcionamento das relações entre os trabalhadores e os empregadores. É uma das áreas mais destacadas do Direito e uma das mais acionadas, já que afeta a totalidade dos trabalhadores e empregadores da sociedade, ou seja, toda a população ativa de um país.

Em teoria, todo empregado e todo empregador que firmam um contrato laboral deveriam estar plenamente cientes das leis trabalhistas que baseiam o vínculo empregatício. Mas sabemos que não é bem assim. E é justamente aí que reside a grande importância social dos advogados trabalhistas. Existe inclusive um ramo do Poder Judiciário específico para essas questões, a Justiça do Trabalho.

Seja do lado do empregador ou do empregado, o advogado trabalhista advogará a favor daquele que se sente afetado por uma prática que fere as leis ou ainda na defesa de um cliente que foi acionado judicialmente. Outra distinção básica nessa área é a noção do direito individual e do direito coletivo do trabalho, sendo que quando se fala em coletivo isso envolve as entidades sindicais que representam categorias profissionais inteiras.

O advogado trabalhista tem que ser um sujeito dinâmico, já que o mercado está em constante evolução. Esse fato se acentua cada vez mais nos dias de hoje, dada a alta velocidade dos avanços tecnológicos. As evoluções na comunicação e no fluxo de informações vêm propiciando também panoramas inéditos no mercado.

A tradicional imagem do funcionário trabalhando das 8h às 18h, de segunda a sexta, na fábrica ou no escritório, por exemplo, vem perdendo espaço para novos modelos. O trabalhador atual pode, por exemplo, trabalhar de casa, o que seria impensável há poucos anos. Tanto os legisladores quanto os advogados têm que estar atentos a todas essas mudanças, pois impactam diretamente o universo do direito trabalhista.